sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quem casa quer casa!

É isso aí pessoal... se casar tem que pensar na casa, rs. É... nós já casamos faz tempo, mas se tudo der certo ano que vem terá um Ursinho na área, na verdade dois, pois eu tenho certeza que serão dois (um menino e uma menina, gêmeos, rs). Não estamos grávidos ainda, hehehe... mas em breve. Por isso estamos na busca de moradia aqui nesta terra linda e quente (está muito quente agora, rs).

Não temos nada assinado ainda, esperamos que Deus nos abençoe com a finalização do processo até o final do mês, mas temos algumas informações que descobrimos que podem ajudar a vida de quem está na luta também.

Comecemos pelo tipo de empreitada. O caminho natural (em geral) para imigrantes é comprar o primeiro AP menor, ficar um tempo nele e depois vender para comprar uma casa ou AP maior. Neste caso o melhor é ir para o centro mesmo, pois localização é melhor para revender depois. Outra opção é ir para fora do centro, comprar algo maior e mais confortável, para poder ficar um longo tempo, sem se preocupar em vender logo. Escolhemos esta última opção. Estamos buscando um AP em New Westminster. Não conhecíamos a cidade ainda, fomos lá o mês passado e adoramos. Achamos o lugar bem organizado, limpo e lindo! O centro de lá é igual ao centro de Vancouver: comércio e poucas casas, mas próximo ao Fraser River é muito lindo!

Fomos então em busca do tão falado mortgage, com um mortgage broker que graças a Deus é muito fera! Não o conhecíamos, fomos na base da pesquisa mesmo e começamos a conversar com o camarada. Ele deu várias dicas importantes, explicou como funciona os detalhes de tudo e estamos com quase tudo acertado. 

Estávamos com o receio de não dar em nada, pois eu sou self-employed, a Ursa está apenas no 4,5 meses no job, estamos somente há seis meses aqui, não temos um longo histórico de crédito, enfim... tudo fácil, fácil, rs.

Uma das coisas que descobrimos é que o Governo, via CMHC (link abaixo) tem um plano que apóia o imigrante. Resumidamente: você pega o financiamento do banco, o governo fica como seu fiador, se você não pagar o financiamento o banco recebe de qualquer jeito e aí o governo e você se entendem depois, rs. Assim o banco pode oferecer uma taxa melhor. Para isso, você paga uma taxa (claro), mas não afeta tanto, pois pode ser diluída no financiamento. Com este plano o mínimo de downpayment é 5% e o máximo de 10%. As taxas variam de acordo com o salário anual, histórico de crédito OU downpayment. Digo "OU", pois o mortgage vai sempre se apoiar nos melhores pontos (para alguns é o crédito e para outros pode ser annual income, claro que ter tudo bom é uma maravilha, rs). No nosso caso resolvemos o problema do histórico pegando uma carta com nosso banco (em inglês), mostrando que tínhamos uma conta e éramos bom pagadores no Brasil. O annual income não tem o que fazer: é o que ganha e pronto, rs. E como downpayment iremos dar os 10%. 

Claro que com toda nossa configuração complicada não conseguiremos um valor para comprar algo de 1 milhão, rs. Mas o valor dará para comprar um excelente AP em New Westminster ou um bom Ap aqui em downtown (mas bem menor).

Colocamos em anexo, abaixo, os links do CMHC e um pequeno PDF com o resumo de como funciona a bagaça, rs.

Vamos orar para dar certo e assim que tivermos tudo certinho postamos aqui.
Fiquem com DEUS, fuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiii.

11 comentários:

  1. Gente, muito legal o post. Super informativo e com várias dicas legais ! Por pura coincidência, exatamente hoje começamos a nos informar melhor sobre o assunto pois temos a intenção de comprar nossa casinha também em breve. Acho que vamos poder trocar muitas figurinhas !
    Gostamos muito de morar no centro mas já havíamos considerado também uma área como Burnaby ou New West, próxima ao Skytrain e com preços mais amigos.
    Beijo grande,

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas!!! Vão ser super válidas qdo chegar a nossa vez :)

    E estamos torcendo muito aqui que dê certo!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. oi.. tava passeando e encontrei seu blog.. gostei

    pode passar lá no meu?

    abraços

    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eeeeee parabéeens!!Que Deus abençoe essa jornada ^^
    Valeu por compartilhar, quem sabe aqui por ontário nao tem um programa semelhante =)
    Bjim
    Carol Stein

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal,

    Obrigada pelas dicas. Foi uma resposta pro meu e-mail...hahaha...acho q nao fui a única a pedir dicas.

    Bjsssss
    Dani

    ResponderExcluir
  6. estou torcendo por vcs! tomara que tudo de certo (inclusive os gemeos!). depois contem as novidades.
    beijos, paola

    ResponderExcluir
  7. Oi Ursos! Quando compramos o nosso tivemos a ajuda de uma "real estate agent" excelente, um amor de pessoa! Se precisarem de um e quiserem usar os serviços dela eu recomendo. ;-)

    Aliás, como é fácil se endividar por essas bandas aqui. Rererererere... Temos um ap... mortgage de 35 anos. :-)))

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi gente
    Amei o post e por coincidência tb. estamos olhando por algo em New West. Amamos a cidade...c/ um ar mais antigo, e uma bela vista. É uma ótima escolha.
    Abracos e q. tudo dê certo para vcs!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ursos! Muito bem escrito e informativo. Vcs já poderiam até ser meus "colegas" de profissão rsrs...Um grande abraco

    ResponderExcluir
  10. Olá ursos, estamos passando novamente para dar os parabens pelo novo momento tão desejado por vcs... que venham os gêmeos então!! Demos um stop em nosso processo, muitas mudanças, principalmetne com relação ao bebe, mas ainda passaremos por ai para conhece-los.
    Abraços e que o Senhor os abençoe!!
    Ie e Ju.

    ResponderExcluir
  11. Ola pessoal!

    Que bom que deu tudo certo. Na nossa ultima conversa, vcs ainda estavam estudando as possibilidades!

    Esta tudo otimo! So uma dica, que nao sei se e verdade, mas me falaram.

    New West nao e tao bem visto assim quanto parece. Tem gente que compara coma Hastings menor trash. Dizem que tem muito homeless por la...

    Isso pode ser um problema de desvalorizar o imovel.

    Pensamos em comprar la, realmente aquele centro e' lindo! Mas desistimos por causa disso.

    A regiao que compramos (north Burnaby) tem bom preco e e mais bem visto...

    Bom, e' so uma opiniao.

    Ah! Precisamos marcar mais um papo. :-)

    abs
    Dimitri

    ResponderExcluir