segunda-feira, 14 de junho de 2010

Self-Employed (finalmente... rs)

Eu sei, eu sei, eu sei... Já era para ter postado isso antes. Mas sabem como é... Canadá, sol até às 10 da noite, muita open house (é uma loucura ficar conhecendo estas casas e apartamentos daqui... hehehe) e nossas aventuras frees por BC, aí já viu né? Demora um pouquinho para postar as coisas aqui... Mas tem um monte de coisas que separamos para colocar aqui e estamos nos organizando... vamos falar logo logo (espero) de casas aqui (mas esse post vai ficar para a Ursa... hehehe).

Vamos lá (acho que esta vai ser longo... rs)... primeiro vamos situar as coisas (tem sempre gente nova aparecendo por aqui e é bom dar uma geral). Quando viemos para cá, eu (Urso... rs) mantive o meu emprego no Brasil, pois trabalho com vendas e é possível vender do mesmo jeito só por telefone (modéstia a parte até melhorou... rs). Ou seja, dinheiro estava entrando e eu estava empregado, mas para o Canadá (crédito, governo e tudo mais) eu estava desempregado, pois meu acerto era somente com o Brasil (impostos, recibos e etc.), o que fizemos então foi me cadastrar aqui como Self-Employed para poder pagar os impostos daqui e ter como provar que meu dinheiro vinha de algum lugar e poder, com isso, ter algum histórico de crédito.

Para abrir empresa aqui é muuuuuuiiiiittttto fácil, em comparação ao Brasil. Primeiro de tudo, nos explicaram tudo e fizeram todo o processo por telefone, não se assina nada, não tem xerox autenticada de nada, não precisa gastar uma grana violenta para abrir nada e nem desenhar nenhum mapa (é... quando abri minha empresa no Brasil precisei desenhar uma mapa para a m* da prefeitura saber onde eu ia ficar!!).

Quando você liga lá, eles explicam que você pode abrir empresa como Partnership, Corporate entre outras (colocarei o link abaixo para poderem conhecer), mas basicamente: Sole Proprietorship (pequeno negócio sozinho) e Partnership (com um sócio) são as mais indicadas.

Você escolhe a estrutura que quer para a a empresa, criam (na hora!!) um Business Number para você (como se fosse nosso CNPJ) e perguntam se você quer um nome comercial também... tudo isso sem custo algum.

O que você tem de fazer (além de ralar muito trabalhando... rs) é apenas anotar tudo que ganhou fazendo negócios como Self-Employed durante o mês e no mês seguinte ir a uma agência do Canada Revenue para pagar os impostos... simples assim.. aliás um pouco mais simples... rs... eles lhe passam uma calculadora on-line onde você pode calcular exatamente quanto vai pagar de imposto, imprimir e ir com esta folha (sem "xerox autenticada"... rs (eu detesto isso!)) e pagar seus impostos. Eles lhe entregam um recibo e ainda dizem: "thank you!" É o máximo!!! rs

Com tanta facilidade, me abriu a oportunidade de alavancar um projeto que estava guardadinho para uma hora oportuna... Este mês estou abrindo uma representação de uma Agência Web do Brasil aqui no Canadá. É uma empresa bem séria e com um know-how legal, que vai me permitir vender sites aqui e executá-los no Brasil, por um preço mais competitivo! Espero que seja bem legal o resultado disso... By the way: quem tiver indicações, please... agradecemos, rs! O link está do lado (o site em inglês estará no ar semana que vem apenas, mas a estrutura será a mesma)... Inclusive conseguimos algo bem legal... 1% dos negócios que forem fechados fora do Brasil será doado para o BC Children's Hospital Foundation (www.bcchf.ca)... um pessoal bem sério que ajuda muuuuuuiiiita criança aqui no Canadá (é sempre bom retribuir um pouco do que conseguimos aqui... essa terra nos faz muito bem!)

Bom... acho que falamos de uma maneira geral como é o processo, se alguém precisar de informação que esquecemos de falar (sabe como é cabeça de urso é menor que o estômago... hehehe) mande-nos um e-mail, comentário ou sinal de fumaça que responderemos, ok?!

Seguem alguns links legais:
-- Explicação dos tipos de estruturas da empresa:

--Informações gerais sobre negócios:

--Maravilhosa calculadora de impostos (vai parecer complicada, mas eles ensinam a usar e é bem fácil):
http://www.cra-arc.gc.ca/esrvc-srvce/tx/bsnss/pdoc-eng.html (tem que clicar no "accept" para ir para a calculadora)

--Arquivos bem legais que abordam com mais profundidade (está hospedado no nosso servidor, por isso o endereço não é do Canada Revenue, mas está lá em algum lugar, só não lembro o link mais... rs):

Bem é isso... por enquanto... rs

Fiquem com Deus!!!!!!!!!!! Fui!!!!!!!!!!

14 comentários:

  1. Nossa, que legal os seus links! E como é fácil abrir empresa também. Além disso, achei bem interessante manter o mesmo trabalho (pela internet ou telefone) fora do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! As coisas funcionam tão mais rápido e fácil que até assustam a gente aqui. Rerererere...

    Manda bala Urso!

    ResponderExcluir
  3. Mais um post nota 10 de voces, precisamos agradecer. E que bom que as coisas caminham muito bem por aí!!
    Felicidades a vcs!!

    Ie e Ju

    ResponderExcluir
  4. Se puderem responder, vcs tem alguma informação sobre brasucas trabalhando aí na região como Contador (Accountant)? Ou oportunidades nesta área?
    i.j.batista@hotmail.com
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amigos ursos pela iniciativa de ajudar essa fundação para crianças. Vocês estão certos. Como não retribuir o que o Canadá nos dá. É o mínimo que podemos fazer.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  6. queridos ursos ... com vao vcs? que bomque tudo esta indo tao bem - que deus conserve!
    olha, eu anda meio ocupada sem visitar os blogs, mas ainda leio meus e-mails e como vcs falaram sobre este post no TN e vim aqui dar uma olhada - a mao de deus me guiando. este post e nota 10, 100, 1000! muito bom mesmo! nao entrei ainda nos links, mas assim que puder entrarei. olha, eu tenho um arquivo aqui no pc que se chama "canada" e nele salvo muitas informacoes, entre elas, varios posts do blog de vcs, queridos ursos, pois vc explicam tudo muito bem e so assuntos interessantes. imagino que como eu ha muitos leitores que serao eternamente gratos.
    e parabens pela iniciativa! e muito bom dar ao proximo, continuem assim!
    beijos, paola

    ResponderExcluir
  7. Olá Urso,

    Não conhecia seu blog, entrei agora e adorei! Parabéns pelo post e pelos negócios novos.

    Também sou de Vancouver e acabei de abrir, junto com meu sócio, nossa empresa aqui. Trabalhamos na área de design, vídeo, web, apresentações, games e print.

    Não sei se conhece nosso blog, Canadá Diário: http://canadadiario.blogspot.com/

    O que acha da gente marcar um café para a gente bater um papo? Estou à disposição. :-)

    Abraços
    Dimitri Kozma

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post!!
    Mais uma vez, muito útil para todos nós!!
    Que tudo continue dando muito certo para vcs!!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. É muito bom ler o blog de vocês, sucesso no seu novo trabalho :)

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o post! Nós pensamos em chegar por aí e abrir alguma coisa, mas apenas cogitamos pq como aqui no Brasil as coisas sao muito complicadas acabamos ficando com medo. É muito bom ter informações desse tipo. Valeu mesmo =)

    http://www.comopenocanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá ursos,
    Obrigado! Precisamos marcar alguma coisa para comemorar!!!
    Amanhã estamos pensando em ir conhecer a igrega de Willigdom, querem ir?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Post maraaaaaavilhoso!!!! Obrigada!! Estamos indo para Vancouver (toc toc toc, ainda esperando os passaportes com os vistos) e adoramos tudo que lemos aqui!!

    Vamos seguir vocês!!! (de PERTO !!! Kkkkk)

    Abs da Dupla e muito obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu e meu marido estamos no processo de imigração pela categoria self-employed e nosso caso é bem parecido com o seu. Ele vai continuar atendo os clientes daqui, só que daí, rsrsrs!!! Você poderia nos explicar um pouco mais sobre os valores do imposto. Se ele apenas atender os clientes brasileiros, não tiver clientes no Canadá e já pagar os impostos daqui, precisa também pagar imposto ai no Canadá? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que sorte ter encontrado este blog e precisamente este post. Sou residente em Vancouver e estou em uma situação similar. Meu income também vem do Brasil, mas ainda não descobri a melhor forma de declará-lo. Uma contadora disse que possivelmente teria que pagar um valor muio alto, cerca de 30% do valor anual. É isto mesmo? Vocês sabem se há algum depto que possa dar maiores informações aqui?
    Obrigado e um abraço!
    Seb

    ResponderExcluir