sábado, 10 de julho de 2010

De volta ao areião... rs

Oi para todos e bem-vindos aos novos seguidores...

Estamos muito felizes aqui, tudo uma maravilha: o verão, os jobs, os amigos... tudo na mais perfeita harmonia.

Temos muuuiiiitas coisas para postar aqui, vamos por partes como diria o caro Jack, rs.

Este post é para dar uma dica sobre cursos de inglês para quem está aqui ou para quem está chegando. Como alguns sabem eu (Urso) não cheguei aqui com inglês nada descente, apenas estudei 2 ou 3 meses no SENAC, que foi o que me ajudou muuuuuuito (sem propaganda, porque não estou ganhando nada pra isso... rs). No primeiro mês aqui me matriculei para o curso do ELSA (English Language Services for Adults - http://www.elsanet.org), que me ajudou bastante no começo para dar aquele upgrade e me acostumar com o idioma. Graças a este curso consegui fazer vários pedidos no Tim Hortons e ter algumas conversas de elevador, rs. Mas é um curso beeeeemmm morno, em geral as aulas são sobre hábitos e costumes do Canadá (o que ajuda a você se adaptar, é bem legal), mas não é um curso que você precisa se esforçar muito para levar bem. Não tem muita gramática e (ao menos no meu caso) os professores não se preocupam muito com suas pronúncias e se você tem problemas com algumas palavras. Isso deve-se ao fato de ter um público que não tem muito o foco de falar bem o idioma. Meus colegas de classe já estavam no Canadá há mais de 5 anos (alguns há 10!!). Claro que se você se esforça e fica no pé do professor você consegue aprender várias coisas (ajuda sim). Mas no meio caso, que sou extremamente perfeccionista e não gosto de cometer estes erros de idiomas (que são extremamente tolerados aqui), tive que procurar outros meios. E achei!

Encontramos uma escola do governo chamada Vancouver School Board (http://www.vsb.bc.ca) (indicada por uma chinesa que estudava comigo e mora aqui aqui há mais de 10 anos; isso mostra que é uma opção dela não se empenhar muito no inglês mesmo...). Esta escola oferece curso gratuito (não gosto de dizer que é gratuito, pois isto é pago pelos impostos, mas vocês entendem né... rs) para os Canadenses e residentes permanentes. Basta pagar CAN$20, ir a um dos centros e fazer um teste (de inglês e matemática). O teste de matemática é obrigatório, pois este curso é para lhe dar o grade 12 (que é o que você tem quando sai da High School), para com ele poder ir para universidade sem precisar fazer TOEFL, IELTS, TOEIC ou similares. Se quiser, pode pagar CAN$100 para comprar os livros que serão usados durante o curso, mas não faz sentido, pois os livros custam no máximo CAN$10 cada (usaremos no máximo 3).

Bem, falando do curso em si: é FANTÁSTICO! Extremamente puxado e muito bem estruturado. Quatro horas por dia, de segunda à quinta, pois é o curso de verão, depois serão 2 horas por dia. Toda aula praticamos listening, reading, speaking e writing. Para ter idéia, lemos um livro inteiro (umas 100 páginas) na sala durante a primeira semana. Toda aula temos de escrever um diário do dia e fazer um report para o professor medir o andamento do curso. Fora as lições para casa, que são muuuitas, pelo menos umas 40 páginas por semana. 

Outra diferença são os alunos, com um inglês bem mais afiado e preparado (no ELSA, muitos ainda patinavam mesmo no nível 5). As conversas são todas rápidas e fluentes, não parece nada com alunos aprendendo. Claro que tem erros (por isso estamos lá, rs) mas bem menores e bem específicos. O ponto difícil de lidar é que (diferente do ELSA) o professor não pega no pé dos caras que falam nos seus idiomas. E na minha sala tem 10 iranianos, sendo que 5 são do meu grupo. Tem hora que os caras começam a falar no idiomas deles e eu surto... às vezes falo em francês (algumas palavras) para poder brincar com eles e ver se eles se tocam, mas vou ter de ser mais direto eu acho... hehehe.

O que gostei muito também é o tipo de conversa que podemos ter com o professor: ontem estava explicando para ele no break a diferença do português para inglês, referente a algumas pontuações, pois ele estava explicando tudo de novo o que era cada coisa (ponto final, vírgula e similares). Estava explicando para ele que o problema era o estilo que era diferente, não os significados. Por exemplo, se um texto de 3 páginas tem 2 pontos de exclamações, você precisa rever sua sentença (isto é fora de moda para textos não científicos, rs). O mesmo para vírgula, (eu adoro uma vírgula... rs) e se numa sentença tem mais de uma vírgula... hum... "nada bom, nada bom", ele disse, rs. Eu disse para ele que isso me deixava meio estranho e ele disse "I know it's a naked sentence, but it is correct"... rs. 

Um ponto engraçado é que onde eu estudo (3 minutos da minha casa), também tem aula de kindergarten, por isso tem um areião (ok, é um parque... mas tem um areião... rs) e a Ursa fica brincando comigo dizendo que voltei para a pré-escola e que vou brincar no areião... rs. Se bem que tem hora que dá vontade de ir lá fora brincar também, tem umas crianças muito bonitinhas lá. Aliás, tem uma mulher que estuda lá à tarde e o filho de manhã no kindergarten.

Bem é isso, espero que ajude a quem estava a procura deste recurso e se eu souber de mais coisas que possam ajudar, posto aqui também. Tem mais novidades vindo nos próximos posts (tem um que estou louco para escrever, mas ainda preciso esperar um pouco, rs).

Fiquem com DEUS!!!!!!!!!!! Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!

9 comentários:

  1. Fala meu amigo urso! Tudo bem com você?

    Muito legal seu post, meu amigo! Suas dicas são muito valiosas! Pena que não é em Calgary :P

    Desejo muito sucesso para vocês, meu amigo, que você domine logo o idioma e se torne um native speaker! \o/

    Grande abraço!

    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Esse é o mesmo cuso que faço, já escrevi sobre ele, tem em todos os lugares e realmente vale muito a pena pegar o diploma do English 12.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ursos! Gostei da mudança do blog, com um da mesma espécie de fundo. :-)

    Uma pequena observação: o VSB na verdade é o órgão que cuida das escolas. A patroa também estreou nesse curso aí faz umas 3 semanas. Parece muito bom sim, uma maneira bem diferente de se estudar a língua. Imagina se a gente aprendesse português assim no Brasil? Eu acho bem mais interessante que aquele monte de decoreba.

    Abraços!

    P.S.: acho que vi vocês 2 no C21 uns 2 domingos atrás... Mas como não tinha certeza que eram vocês, não quis abordar. :-)))

    ResponderExcluir
  4. O site da escola já está nos meus favoritos. Valeu pela ótima dica.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Estamos chegando em Vancouver no final do mês de agosto, decidimos ir pela Mexicana. Obrigado pela dica !!!

    ResponderExcluir
  6. Rererererere... Então vocês também não quiseram. :-) Na próxima se eu desconfiar eu cutuco. :-)

    ResponderExcluir
  7. Ola Urso,

    acompanhamos seu blog, chegamos ha 7 semanas aqui em Vancouver. A sua descricao do ELSA é perfeita!

    Estou a 3 semanas fazendo as aulas, e apesar de estar ajudando bastante, estou achando lento principalmente por causa desses alunos âncora, que estão aqui há bastante tempo e não tem tanta pressa de melhorar o ingles.

    Valeu pela dica anotada, vou procurar a escola essa semana.

    Estamos com um blog tambem, é um pouco mais pessoal, se quiserem conhecer!

    tudonovodenovo.weebly.com

    Abracos

    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Olá! Obrigada pelo comentário! hehe
    Ainda não cheguei por aí... Mas criei o Blog "I Love Canada" Pq eu realmente admiro muito este país. Leio TUDO sobre!!!
    Estou seguindo o blog de vcs e tb favoritei o blog na minha página! =D
    Muito legal as informações dos seus posts!... Estava lendo um pouco o seu post sobre as facilidades de se abrir um negócio por aí. Até me empolguei mais! rs
    Espero um dia poder compartilhar dos meus dias no Canada. =)
    See you! o/

    ResponderExcluir
  9. Ola Urso

    Eu estava pesquisando sobre a VSB e vi que existem uma dezena de escolas em toda Vancouver. Eu estou fazendo o ELSA, mas quero sair pra algo mais pancada, vc poderia me indicar a escola que esta fazendo?

    Abracos

    Rafael

    ResponderExcluir