terça-feira, 16 de março de 2010

Let's talk about jobs!!!

Oi pessoal... demorou, mas chegou... vamos falar um pouco da nossa experiência com job aqui no Canadá. São as primeiras impressões... mas acredito que ajudará um pouco, mais uma vez: se faltar algo, perguntem que falamos (são muitas coisas para lembrar... risos).

Explicando o que nós fazemos primeiro: a Ursa é da área administrativa, mas especificamente secretária executiva trilíngue e eu sou da área de marketing (trabalho tanto com os planejamento de mkt quanto na área de vendas propriamente dita... vendia software no Brasil).

Como já disse em algum momento (a idade vai chegando e a gente vai ficando meio desmemoriado... risos), começamos a aplicar para vagas aí do Brasil ainda. Compramos um número de telefone de Vancouver e transferíamos as ligações para o Brasil, para poder participar das entrevistas, pois todas as primeiras entrevistas são por telefone aqui, mesmo já estando no Canadá. Para a transferência telefônica utilizamos o Cliconnect (http://www.cliconnect.com), achamos barato e para contratar e cancelar é extremamente fácil e sem burocracia (não tenho nada a ver com esta empresa... é só uma dica... risos). Para aplicar para os jobs usamos os mais conhecidos: CraigsList (http://www.craigslist.org/about/sites), o Monster (http://www.monster.ca) e o Workopolis (http://www.workopolis.com), mas particularmente achei o CraigsList melhor, pois além de fácil, há vagas todos os dias. Só é preciso tomar cuidado para não aplicar para vagas meio estranhas que aparecem lá, pois pode ser algum mané querendo agir de má fé... mas a descrição da vaga é suficiente para saber se o anúncio é sério... just feeling, foi no CraigsList que apliquei para a vaga da SAP.

Fizemos bastante entrevistas já do Brasil (foi bom para sentir a nossa empregabilidade), mas nenhum foi pra frente, pois sempre que íamos para a segunda fase (presencial), eles nos informavam que a vaga era imediata e nos orientavam a falar com eles quando chegássemos. By the way: quando a Ursa chegou aqui, ela ligou para algumas e foi para a entrevista pessoal, pois a vaga ainda estava aberta...

Por falar nisso, quando chegamos no Aeroporto (Vancouver) recebemos no kit de boas vindas, uma relação de lugares para caçar job (um deles muito bom (serviu para nós...)) da S.U.C.C.E.S.S. (http://www.successbc.ca/eng). Esta organização não é do governo (é como se fosse uma ONG), que auxilia imigrantes a buscar job. Eles têm um curso de 2 semanas para explicar sobre como deve ser o currículo aqui, o que as empresas buscam, sobre carta de referência e etc. Não temos muitos detalhes do curso, pois não deu tempo de fazer (pois graças a DEUS conseguimos job antes...). Outra coisa legal é que eles têm um "case manager" para lhe dar um help quando vc for para a entrevista... bem bacana... Além disso enviam várias vagas para você aplicar...

Sobre as entrevistas: cada uma bem diferente da outra. Em algumas a Ursa ficou apenas 10 minutos com o diretor, em outra ficou 2 horas com o diretor... Em geral todos pediram referências. Aqui existem dois tipos de referência: referência pessoal, que é alguém falando que conhece você e você é assim e assim assado (alguém do Canadá), a outra referência é a profissional, normal como no Brasil. Para todas elas, foi preciso fazer um teste de Microsoft Office (com digitação). Para a área de office, todos perguntaram para ela quantos toques por minuto ela fazia no PC, sendo o normal 130 toques por minuto (nós tentamos chegar próximo a isso... pois é impossível, sem treino, atingir esta velocidade no idioma inglês, pois além das teclas tem a tradução mental que é inevitável por um tempo...). Para algumas vagas teve teste psicotécnico também, normal como no Brasil.

Em 15 dias, a Ursa pegou o primeiro job, numa empresa pequena, mas interessante, como auxiliar de ADM. Todavia na euforia e na insegurança dos primeiros contatos, descobrimos que a vaga era para temporary job somente depois de uns 3 dias de trabalho... Era para 1 mês de trampo e nós acabamos descartando outras vagas... Mas de qualquer maneira foi muito bom, pois já dá para colocar no résumé experiência canadense e até uma referência, se preciso. Agora que acabou o projeto deles (pode ser que haja outros, mas sem certeza por enquanto), a Ursa está mandando résumé novamente e fazendo algumas entrevistas já. Como ela está tendo contatos com alta diretoria os processos estão mais lentos, mas estão acontecendo... vamos com FÉ que tudo está indo...

Meu caso também foi fácil de encontrar (até demais, eu diria... risos), pois quem foi para a entrevista foi a Ursa, mas a companhia precisava de alguém mais da área comercial e não ADM. A Ursa falou do Urso para a diretora e lá fui eu para a entrevista, com meu inglês parco e com meu plano de mkt... Mas deu tudo certo, ela gostou do plano e agora está me pressionando pelos resultados... risos... Vamos lá... hehee.. Estou trabalhando num College e a meta é trazer estudantes para estudarem aqui (inglês e outros programas); em tempo: se alguém tiver indicação please não hesite em me passar... risos.

Nesse meio tempo apliquei para Executive Sales na SAP (the job of my dreams...)... fui para a segunda fase (com muito sufoco diga-se de passagem, pois, para ajudar, a recrutadora era seca ao extremo e falava extremamente rápido, pois era do México e já morou anos nos USA); estou aguardando para ver se me chamam para a entrevista final com o "big boss"... espero que sim, mas vamos com calma e tudo dará certo (o povo andou por 40 anos para fugir do Egito, não foi à toa... GOD knows me better than me!)!

Uau! Acho que é isso... espero que tenha coberto a maior parte das dúvidas e acalmado um pouco que está meio ansioso, mas se esquecemos de algo... post to us!

Mais uma vez: obrigado a todos que nos deram e nos dão aquela força e aquele pensamento positivo...

Fiquem com DEUS!!!!!!!!!!! Fuuuuuuuiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!

Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. - Salmos 55:22

19 comentários:

  1. Fico muito feliz por vocês!!!
    Ótimas noticias!
    Tenho visto muitas pessoas que estão conseguindo jobs antes dos 3 meses no CA :)

    Espero que consiga o dream job!
    Eu etsou tentando o meu aqui no BR para pegar uma XP e seguir a linha no CA.

    Vamos ver se consiguimos chegar em Vancouver até 2013 hehe

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Oie!!

    Mto boas as dicas! Adorei este post!!

    Bjinhuuss

    ResponderExcluir
  3. olá casal!!!
    olha, vcs são demais!!! eu nunca vi um casal conseguir se virar assim tão rápido ao chegar no Canadá.
    mais uma vez, parabéns!!!!
    urso, sabe que uma das minhas pretensões assim que chegar aí é justamente trabalhar vendendo cursos de inglês para estranjeiros. Depois vou pedir mais dicas!
    Fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas dicas, gente. Especialmente a Craiglist e o SUCCESS. Não conhecia nenhum dos dois. Valeu mesmo.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Realmente a rapidez para o casal encontrar o trabalho chama a atenção, mas isso só reforça a qualificação e perseverança dos ursos.

    Tenho certeza que em breve estarão ambos trabalhando no emprego sonhado e a vida canadense entrando na rotina.

    O calor tá chegando e vão perceber como a cidade se transforma.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Hi Bears!
    Que bacana! Deus os abençoe hoje e sempre!
    Quando vamos dar aquela corrida de barril no Niagara Falls? Já está mais quentinho agora!!!hehehe...
    Bjos,
    Karin Sandri
    (Ovelhinhas)

    ResponderExcluir
  7. Olá Ursos,

    Valeu pelas dicas.
    Confesso que me dá um frio na barriga só em pensar na entrevista...rs..
    Essa experiência é boa pq já posso tirar esse "frio" ainda por aqui e quando chegar aí, me sentirei mais a vontade!
    Boa sorte e fiquem com Deus.
    Lu e Marcelo

    ResponderExcluir
  8. Oi Urso!

    Adorei as dicas. E realmente vcs foram muito guerreiros, pois conseguiram trabalhos logo no inicio dessa nova jornada.
    Parabéns pela determinaçao e garra dos dois!

    Sucesso sempre pra vcs!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oie, Ursos

    Já anotei um monte de dicas... Estamos torcendo por vocês e estou admirado pela sua "bravura" ehehehe... Espero podermos nos encontrar algum dia...

    Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados!!!

    Abração e a Paz
    Igor Schultz

    ResponderExcluir
  10. Vcs são realmente muito abençoados. Tiveram um timeline incrivel e agora sobre o empregos... D+

    E muito obrigada pelo post com essa dica de fazer as entrevistas pelo tel ja daqui. Esse foi um post q ajudou muito!

    Parabens a vcs... sempre leio e nunca comento, mas hj nao resisti.

    ResponderExcluir
  11. Ah.. depois deleta este post, plz!!!
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Estou torcendo por vocês e espero podermos nos encontar logo ai em Vancouver!

    Abçs

    ResponderExcluir
  14. Nossa gente!!! ! aninho só... q. moleza... s;o alegria!!!
    Bem... essa semana, na quarta queremos muito conhecê-los... só vou confiemar com o Dá se será o dia de folga dele/
    abraços

    ResponderExcluir
  15. ADOREI as dicas ursos, vcs foram incriveis... e eu não sabia que dava para já comprar uma linha no canadá. bjokas e boa sorte.
    www.canadykes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Ursos!!!
    Muito bom já tem terem o tão sonhado emprego!
    Entre em contato conosco via email para marcamos alguma coisa, estamos perto do Metrotown (milaqv@yahoo.com.br).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá Ursos, tenho acompanhado vocês. Vamos combinar de nos conhecermos entãokakakak, manda um email simonessoares@gmail.com com os dados de vocês, quem sabe combinamos no mesmo dia com a Mila que postou aqui em cima (eles já conhecemos).

    ResponderExcluir
  18. Parabéns a vocês por todas as conquistas!
    Tem sido muito legal acompanhá-los!
    Ah, muito obrigado por terem feito uma visitinha em nosso humilde blog!
    Abraços,
    Taís e Alfredo.
    http://nosaquinocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi gente, estou sempre aqui acompanhando vcs!!! Nós estamos quase lá....hehehhemeu marido vai antes agora dia 18 e eu vou no final de maio com meu pequeno furacão....hihihihihhi

    Espero que vcs estejam bem, tão curtindo vancouver??
    Beijo grande

    ResponderExcluir